top of page
H2.jpg

NOSSA HISTÓRIA

Nossa História

O Colégio Dom Elizeu pertence a Congregação das Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus, tendo como sede provincial a cidade Uberaba/MG. Faz parte de uma rede de escolas em todo o Brasil e em alguns países do mundo. Com o ideal dos fundadores Beata Maria Crucifixa “Educar pelo Testemunho” e de Padre Lourenzo “fazer reacender no coração das crianças e dos jovens um amor sem limites” não só em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Pará, Bahia, Ceará e Distrito Federal, mas também em outros países, como Itália, Malta, Canadá, Romênia, África e Filipinas.

Onde Estamos

Itália

A congregação teve sua origem na ilha da Sicília, na Itália, quando a jovem Rosa Curcio, lendo a autobiografia de Teresa d'Avila se apaixonou por esta santa e desejou "fazer florescer o Carmelo" em sua cidade, Ispica e em muitas outras.

Brasil

Em 1948, chegam ao Brasil na cidade de Paracatu-MG, as 4 primeiras Irmãs Carmelitas de Santa Teresa do Menino Jesus: Inês Giunta, Eliana Spadolla, Grazientta Macauda e Vigínia Murtinu, fundando o que é hoje o Colégio Dom Elizeu Van de Weijer a primeira escola da congregação.

Tornando-se posteriormente a melhor escola de todo o noroeste mineiro e figurando sempre entre as melhores do Brasil.

Malta

Em fevereiro de 1957 a Congregação chega à ilha maltesa de Gozo.

Madre Maria Crocifissa fica como superiora geral até 1957, quando rodeada por suas filhas espirituais e assistida por Padre Lourenzo, chega a comunidade celestial no dia 04 de julho do mesmo ano,

Canadá

​A chegada no Canadá se da no ano de 1967.

Atendendo o desejo incessante de fazer "florescer o Carmelo" da Madre Maria Crocifissa a congregação inicia sua missão na na América do Norte.

Tanzânia

A República Unida da Tanzânia é um estado unitário composto por 26 regiões.

Recebeu a Congregação das Irmãs Carmelitas Missionarias de Santa Teresa do Menino Jesus em 1983 realizando um sonho de estar mais próximo e unidos daqueles que necessitam

Filipinas

O sonho de iniciar uma missão em Filipinas veio do coração de padre Lourenço pois ele tinha um grande desejo de ser missionário na Indonésia.

Foi então que no dia 15 de setembro de 1987 o sonho se concretizou 

Romênia

Em 1996 a primeira comunidade abriu em Bacau, sem obras tradicionais, cuja presença deve ser inicialmente na leitura cuidadosa de necessidades do território e no discernimento vocacional das jovens para entrar no instituto.

Vietnã

A primeira carmelita missionária chegou em julho de 2011 nesta terra com a presença religiosa entre os cristãos, ofertando aulas de inglês, ajuda na parte social da paróquia, na assistência alimentar aos mais pobres (socioeducativa, alimentar).

Indonésia

No dia 21 de agosto de 2013, Irmã Elisabeth e Irmã Margareth partem para a Indonésia.

Com o coração ardente pela missão e impulsionadas por leva o nome de Jesus as pessoas, as irmãs começaram os trabalhos levando formação inicial, educação em parceria com o governo e colaboração pastoral.

Quênia

Em 2021 a República do Quênia recebe as frentes missionárias, fazendo com que as Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus reforcem sua presença no continente africano.

Uganda

​Também em 2021 as  Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus chegam a Uganda aumentando a presença da Congregação em território africano.

Congo

Em 2023 acontece a chegada da Congregação no Congo, para consolidar de vez o auxilio na educação, serviços sociais e evangelização, cuidando dos menos favorecidos com educação, alimentação física e espiritual a Congregação das  Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus continua expandindo o desejo de seus fundadores de "Amar e fazer Amar Jesus"

bottom of page